terça-feira, 4 de agosto de 2009

Vídeos: A Desconstrução de um Mito

*Publicado originalmente no site CeticismoAberto

“Pelé é um mito. Estaríamos afirmando que Pelé jamais existiu? Certamente que não”. Ubirajara Rodrigues explica logo no início do evento de lançamento do livro “A Desconstrução de um Mito”, em co-autoria com Carlos Reis, no último dia 31 de julho em São Paulo.

“Bem sabemos que um pequeníssimo percentual de ocorrências é que deve incentivar os meios acadêmicos. Quando pretendemos desconstruir um mito, estamos nos referindo a uma reflexão sobre o próprio conhecimento da ufologia. Mostrar aquilo que toda área do conhecimento precisa ter: os vieses da pesquisa, equívocos que talvez todos nós tenhamos cometido”, continuou Rodrigues.

Assista ao vídeo completo da palestra: http://www.youtube.com/view_play_list?p=888240FB67B91A91

O evento, com a participação dos principais ufólogos do país, pode ser conferido na íntegra acima, desde a introdução realizada por Luciano Stancka e Silva, os comentários dos autores, a imperdível palestra de Carlos Reis e a sessão de perguntas e respostas ao final. São nove vídeos com pouco mais de uma hora de duração ao total, disponíveis também em alta definição.

Este que escreve aqui esteve presente – e foi o cinegrafista amador responsável pela gravação. Entre os outros presentes, incluindo os autores e palestrantes, estava praticamente todo o núcleo ativo e sério da segunda e terceira geração de ufólogos no país, abrangendo um período indo desde o início da década de 1970.

A Desconstrução de um Mito” é sem dúvida um marco na ufologia brasileira. Já há praticamente uma década o próprio Ubirajara Rodrigues deixava claro que ao final, não lhe restaram provas conclusivas da tese extraterrestre que pudessem passar pelo rigor da avaliação científica nem mesmo no caso que lançou ao imaginário popular, aquele de Varginha.

Nesta constatação, Rodrigues não esteve sozinho e aqui em CeticismoAberto já citamos outros ufólogos como Claudeir Covo, Rogério Chola e o próprio co-autor, Carlos Reis, curiosamente citado e elogiado na afirmação de que “não se pode afirmar em sã consciência que [a ufologia] seja extraterrestre, são apenas hipóteses” também pelo editor da revista UFO, há apenas cinco anos atrás.

Cinco anos depois, a publicação que diz representar a ufologia brasileira continua vendendo a afirmação de que a ufologia seja extraterrestre, e o mesmo Reis, tão elogiado, é agora duramente atacado, bem como Rodrigues, que chegou a ser por anos co-editor do veículo.

Advogando uma consciência sã, os próprios ufólogos desconstruíram sua área para buscar construir uma nova ufologia brasileira.

Nenhum comentário: