sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Rede sem fio utiliza comunicação por luz visível


Como o nome sugere, comunicação por luz visível é uma tecnologia de transmissão de dados que utiliza a luz comum, visível aos olhos do ser humano. Seus criadores afirmam que ela está agora muito próxima de se tornar prática, graças ao desenvolvimento dos LED, diodos emissores de luz.
Os LED são largamente utilizados em nosso dia-a-dia, estando presentes em praticamente todos os aparelhos eletrônicos e até em semáforos. Eles emitem luz em várias cores, não aquecem e gastam pouquíssima energia.
Os professores Masao Nakagawa e Shinichiro Haruyama (PhD), da Universidade Keio, Japão, criaram o Visible Light Communications Consortium (VLCC), congregando várias empresas e institutos de pesquisa, com o objetivo de fomentar o uso da nova tecnologia.
Embora utilize luz visível, ninguém precisa se preocupar com "piscações" incômodas no escritório ou em casa, embora elas possam ser acionadas se houver necessidade. A tecnologia utiliza piscadelas extremamente rápidas, indetectáveis pelo olho humano.
As piscadelas podem ser configuradas para serem visíveis se houver necessidade de acompanhamento da comunicação ou para permitir que se monitore quais equipamentos estão se comunicando. Isso significa que toda a estrutura atual poderá vir a ser utilizada para prover comunicações de forma muito similar às ondas de rádio. E com várias vantagens significativas.
Por exemplo, a comunicação por luz visível pode ser utilizada onde há problemas com as ondas de rádio, como interferência, por exemplo. E ela resolve o problema de segurança, uma vez que ondas de rádio podem ser detectadas fora do ambiente, mas a luz visível não. Desta forma, uma rede sem fios funcionando no interior de uma sala, não poderia ser espionada pelo lado de fora.
Essa forma brilhante de comunicação também funciona melhor para a detecção de posição, que não tem tido bons resultados utilizando, por exemplo, a telefonia celular.
A transmissão de informação posicional captada por um dispositivo à base de LED, por exemplo, pode ser enviada pela rede normal de telefone, fixa ou celular, mas sem os problemas de transmissão ou perda de sinal.
Teoricamente, pode-se alcançar uma precisão de alguns milímetros, contra vários metros dos sistemas tradicionais. Isto poderá permitir, por exemplo, que os sistemas de posicionamento baseados em comunicação por luz visível possam vir a ser utilizados até mesmo para o controle de robôs.

Nenhum comentário: