quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Segurança quanto aos Dados – Mapa Mundial

A segurança quanto ao armazenamento e transmissão de dados é uma assunto abordado mundialmente desde do início da Internet, governos, empresas e pessoas têm sofrido uma série de problemas quanto a transferência e divulgação de informações confidências.
 
Vários países já possuem leis que restringem ou proíbem a transmissão ou divulgação de informações entre países que não possuem leis claras quanto à segurança dos dados. Alguns países possuem leis mais severas, chegando ao ponto de proibir a utilização de certificados digitais com algorítimos superiores a 1024bits. Os EUA via Verisign, só liberam certificados digitais com tecnologia inferior aos certificados que eles utilizam.

Centro de pesquisas Forrester fez um excelente infográfico mapeando todos os países do mundo e o nível de leis referentes a segurança dos dados que cada um deles possui:



O infográfico acima no site da Forrester é interativo, possuindo uma série de informações interessantes como o nome, tipo e abrangência da lei que cada país adotou quanto a segurança no armazenamento e transmissão dos dados.

TCP – Three-way Handshake – Diagrama Completo

Quem trabalha com redes sabe da dificuldade em encontrar boas e claras referências sobe uma determinada tecnologia, seja pela incrível quantidade de dados na Internet, pelos milhares de livros ou por erros de interpretação ou explicação em alguns casos.

Segue um excelente diagrama que mostra o processo completo da sequência de um diálogo TCP: